25.7.06

foto # 12A > Parada

Parada no ponto.
Fixo e movente se enfrentam:
onde o motorneiro?...


À luta!
Chega de solenidades, vamos às ruas pegar um pouco mais da cor local.
Fui para a área do largo dos Guimarães, centro energético de Santa Teresa, buscando alguma coisa... Quando analisava as possibilidades de usar o prédio da Região Administrativa (ainda sem uma opção para o primeiro plano), veio o bonde e, muito gentil, se ofereceu à minha frente...
O bonde, ah, o bonde... Claro (tinha eu racionalizado previamente), o bonde não poderia faltar em pelo menos um terço das fotos programadas... De repente, para exatamente à minha frente quando o complemento da imagem já estava escolhido!
Foi só apertar o disparador da máquina. Até porque nem tinha muito tempo pra pensar. Olhei pra trás: muita gente descendo, confuso e rápido demais. Olhando de novo na direção da Região Administrativa, lá estava a ambientação geral, com a coluna lateral dianteira do bonde a meio metro do meu olho.
Bastava incluir os comandos, enquanto o motorneiro conferia os passageiros, para que todo um relacionamento histórico entre o bonde e o bairro pudesse ser sugerido.
Teria sido bom expor um pouco a mais, para ter o interior do bonde mais visível, mesmo estourando a luz externa. Coisa que um bom laboratorista [hoje, um bom programa de computação gráfica] poderia suavizar.
Fotografia sempre implica em alguma forma de negociação...