25.7.06

foto # 33A > Atenções

Cuidado, atenção:
trânsito entre terra e céu,
via de mão dupla!


Uma das fotos, que já estava na cabeça, teria que incluir, não podia faltar, o Cristo do Corcovado, sempre visível a partir do largo do França.
Até que vi na esquina da rua Alte. Alexandrino com Júlio Koeler, a placa de “Atenção”. Mostrava um ônibus e um bonde, um passando pelo outro, indicando “mão dupla”. Um resumo exato de uma questão persistente em Santa Teresa, a convivência entre os dois transportes, assunto tão enferrujado quanto o poste que a sustentava...
O bonde, parte da personalidade do bairro, não consegue atender toda a demanda. O ônibus é uma espécie de invasor, mas sem ele o povo ficaria isolado no alto do morro. Assim, há anos, eles se excluem e se completam mutuamente. Aumentando a confusão, é cada vez maior o número de automóveis ziguezagueando pelas ruas e ladeiras.
E ali estava eu, na esquina, olhando para a placa alta demais para ser usada na foto... Neste momento, um caminhão de uma loja de eletrodomésticos para ao meu lado e vejo motorista e ajudante, nota fiscal na mão, tentando se orientar, para fazer, não sei bem, a entrega de um fogão ou geladeira.
Dou a dica, mas peço um favor... Gentil, como somos, o motorista dá ré e encosta o caminhão no meio-fio. O ajudante cede o lugar e eu posso, da cabine, fotografar a placa a poucos centímetros e, ao longe, o Corcovado.
Não perguntaram como, nem por quê, embora eu tenha me esforçado pra explicar...